Introdução

(…) Who has that time and that energy and that passion?
The answer is, you do. And for seizing the reins of the global media, for founding and framing the new digital democracy, for working for nothing and beating the pros at their own game, TIME’s Person of the Year for 2006 is you.
(…) Web 2.0 is a massive social experiment, and like any experiment worth trying, it could fail (…) This is an opportunity to build a new kind of international understanding, not politician to politician, great man to great man, but citizen to citizen, person to person.

Lev Grossman (13-12-2006). Time’s Person of the Year: You. Time Magazine

Enquadramento

O facto de a revista Time ter escolhido para Personalidade do Ano 2006 a grande massa de leitores anónimos, que podiam ver a sua face reflectida na superfície espelhada que sintetizava, numa imagem compósita, um ecrã de computador e um vídeo do Youtube, foi o sinal claro de que a revolução em curso na Web, iniciada por volta do …

Objectivos e Metodologias

Aquilo que procuramos com este trabalho é, precisamente, fixar, na medida do possível, dado o carácter fluido e em constante deslocamento deste campo, o estado da arte relativamente a esta convergência entre a Web 2.0 e o e-Learning, designada por Stephen Downes (16-10-2005) como e-Learning 2.0. Tentamos, a partir de uma análise e enquadramento da …

Organização

Esta dissertação divide-se em duas partes: a Parte 1, dedicada à análise do fenómeno da Web 2.0, e a Parte 2, desenvolvida em torno do conceito de e-Learning 2.0. A Parte 1, A Web 2.0,  encontra-se dividida em 2 capítulos. No Capítulo 1, O Conceito de Web 2.0, procuramos caracterizar esta noção, determinando a sua …