Objectivos e Metodologias

Aquilo que procuramos com este trabalho é, precisamente, fixar, na medida do possível, dado o carácter fluido e em constante deslocamento deste campo, o estado da arte relativamente a esta convergência entre a Web 2.0 e o e-Learning, designada por Stephen Downes (16-10-2005) como e-Learning 2.0. Tentamos, a partir de uma análise e enquadramento da Web 2.0 e de alguns dos aspectos que consideramos de maior relevância para o ensino online de adultos, caracterizar o e-Learning 2.0 e as várias dimensões em que estas mudanças se fazem sentir com maior intensidade: no perfil e nas características dos aprendentes; nas novas formas de sociabilidade, partilha e colaboração na rede; no esbater de fronteiras entre contextos e finalidades de aprendizagem (formal, informal, ao longo da vida); nas abordagens pedagógicas que se actualizam ou que emergem para responder às novas realidades e exigências; nos desafios que se colocam às instituições para, não comprometendo a qualidade e rigor da educação que fornecem, manterem a sua relevância social e acompanharem o espírito destes tempos.

A reflexão teórica e a produção de literatura de carácter científico e académico sobre a Web 2.0, dada a natureza recente deste fenómeno, a sua rápida evolução e transformação e a própria dinâmica dos intevenientes que o fazem avançar, não seguem exactamente o padrão típico tradicional de muitas áreas de saber. O que predomina, neste momento, são sobretudo reflexões, diálogos e relatos sumários de experiências que aparecem disseminados em blogues, wikis, comunidades de práticas, comunicações em conferências e artigos online (por vezes em revistas) que não cumprem os requisitos académicos e científicos tradicionais (não são publicados em revistas científicas através do processo de peer review, por exemplo). Por outro lado, estes documentos, chamemos-lhes assim, assumem os mais diversos formatos, desde os textuais já mencionados (entradas em blogues, wikis, artigos), passando por podcasts e videocasts, até apresentações em PowerPoint, isoladas ou associadas aos formatos audiovisuais. Temos então, uma bibliografia de suporte pouco convencional, em que os elementos mais tradicionais estão em minoria face a estes, mas que, na linha do que defendem Anderson & Kanuka (2003) em e-Research: Methods, Strategies and Issues, nos parece bastante adequada ao nosso objecto de estudo.

Durante a parte curricular do Mestrado a que esta dissertação diz respeito, utilizámos já várias das ferramentas consideradas Web 2.0, fosse um wiki para desenvolver trabalho colaborativo, o Delicious para partilhar bookmarks ou um blogue para funcionar como e-portfólio dos trabalhos realizados e das reflexões contribuídas nos fóruns de discussão. Mas almejámos, neste trabalho, a um certo isomorfismo entre o objecto em estudo e a própria prática dos processos da sua realização, um pouco dentro do que defende Stephen Downes (16-10-2006) relativamente a Experimentar e Reflectir (aprender) e a Demonstrar e Modelar (ensinar).

Assim, foram várias as ferramentas e serviços usados com grande relevância para a realização deste trabalho e dos quais destacamos: o Delicious e, a partir de certa altura, também o Diigo (que permite adicionar comentários e anotações às páginas e também guarda o bookmark no Delicious) para gestão de bookmarks; o browser Firefox com várias extensões (addons) muitos úteis – entre outras, Delicious, Diigo, Facebook, Video Downloadhelper (para download de vídeos do Youtube e outros sites compatíveis), Scribefire (para publicação em blogues), GMail e, sobretudo, Zotero, uma extensão para gerir e organizar referências bibliográficas que nos permitiu recolher e organizar todo o material de referência online (e não só) – tudo isto no ambiente integrado do browser; o Google Reader, um leitor de feeds (RSS), para estar a par das actualizações de blogues, páginas e outros conteúdos sindicáveis de interesse para o trabalho (começámos com o Bloglines mas migrámos); o Wordle, para criação de tag clouds como as que encerram cada capítulo.

Experimentámos ainda, ou prosseguimos na sua utilização, um vasto conjunto de ferramentas e serviços, no sentido de melhor percepcionarmos o seu funcionamento e o tipo de utilizações possíveis. Referimos, em seguida, os mais significativos: blogue em WordPress (pessoal, já não ligado ao trabalho académico); Facebook e comunidades no Ning (redes sociais); Elgg (um software opensource para redes sociais que pode funcionar muito bem como um PLE ou um e-portfólio), através da comunidade EduSpaces; Twitter (micro-blogging minimal ou blogging instantâneo, apenas 140 caracteres cada mensagem); Tumblr (micro-blogging com maior número de funcionalidades e mais flexivel); Jing (gravação de acções no ecrã e áudio a acompanhar) para ilustrações ou feedback em contexto de formação; VoiceThread (partilha de imagens, documentos e vídeos, com comentários áudio); Scribd (publicação e partilha online de documentos de vários formatos); Slideshare e SlideRocket (partilha online de apresentações PowerPoint); aplicações de produtividade online, como os Google Docs ou o pacote da Zoho; o Elluminate, para sessões síncronas, com áudio, chat textual e whiteboard. Continuámos, também, a animar e a fazer a gestão da comunidade em Drupal para estudantes do secundário que haviamos criado no início de 2005 – CRIAOnline.

Por último, disponibilizamos um Wiki com o material desta dissertação (texto e, quando possível, elementos multimédia – referências em áudio ou vídeo, por exemplo), que  naturalmente será mantido privado até à conclusão do processo, após o que será disponibilizado publicamente.

Referências Bibliográficas

Downes, Stephen (16-10-2006). Learning Networks and Connective Knowledge. Stephen Downes. Disponível em http://www.downes.ca/post/36031[acedido em 15-12-2008].

Downes, Stephen (16-10-2005). e-Learning 2.0. eLearn Magazine. Disponível em http://elearnmag.acm.org/featured.cfm?aid=1104968 [acedido em 15-12-2008].