Passar do ensino presencial para o ensino totalmente online, mesmo para quem tem já boas competências na utilização das tecnologias em apoio à aprendizagem, não é um processo fácil. É uma viagem com descobertas aliciantes e um alargar de horizontes, mas também alguns obstáculos e riscos nem sempre fáceis de ultrapassar ou evitar. É, sobretudo, uma oportunidade para ganhar ou aprofundar competências e práticas, e para assim enriquecermos a nossa actuação enquanto professores. Sobretudo se nos imbuirmos do espírito que esteve na essência do desenvolvimento da web e da cibercultura – a colaboração entre pessoas para disseminar informação e conhecimento ampliada exponencialmente por tecnologias cada vez mais poderosas. Esse espírito informou também o desenvolvimento das abordagens pedagógicas na educação online, que sempre foram maioritariamente de raiz socioconstrutivista, com um enfoque na colaboração e na forte dimensão social da aprendizagem.
Partilho aqui uma apresentação que fiz na Universidade dos Açores já com uns anos, mas que penso que pode ser útil como uma síntese de alguns dos aspectos mais importantes de ensinar online. Alterei apenas o slide relativo às tecnologias, para retirar algumas que entretanto passaram à história, e acrescentar outras que são muito relevantes nos dias de hoje. É, afinal, consonante com este tempo de adaptação rápida que temos que ser capazes de viver. Não é fácil viver num estado de beta contínuo, em que tudo tem que se transformar rapidamente, mas pode ser entusiasmante e recompensador.