Aquilo que se verificou na primeira metade do sec. XX é que a escola não era para todos. No entanto, com o crescimento económico das populações e outros factores, levam a um boom na escola. Já no início do sec. XXI, aquilo que se verifica é um enorme insucesso escolar, bem como a indisciplina na escola.
Este estado de coisas poderá dever-se à falta de valores morais das sociedades e de objectivos por parte das populações estudantis. Há também outro factor, e que é o fácil acesso ao ensino, protegido por condições médias económicas aceitáveis por parte das famílias, e que levam a que os estudantes não sintam premente a necessidade de se esforçarem, uma vez que, a família, em geral, é capaz de lhes proporcionar o mínimo conforto. Pois bem, depois da análise do texto e da reflexão sobre cada um destes pressupostos leva-me a afirmar que os factores referidos anteriormente são as linhas de orientação de outro pressuposto: o ético/moral. De facto, não é moral nem ético por parte de uma camada de estudantes cada vez maior, não produzirem resultados por pura indolência e desinteresse quando, as famílias lhes alimentam a possibilidade de conquistarem um futuro melhor, claramente impulsionado pelos estudos.
Sobre o meu ponto de vista o insucesso escolar está também relacionado com a falta de valores morais fruto da má 1ª socialização.