• Início
  • Acerca

MPEL 2006

O meu trabalho no Mestrado em Pedagogia do eLearning, Universidade Aberta, Edição de 2006
Menu Close
  • Início
  • Acerca

Avaliação Online: mais é melhor?

Dezembro 7, 2006josemota Leave a Comment

O texto da Stella Porto é interessante como uma abordagem às questões essenciais da avaliação que me pareceu clara e acessível. Acho, por isso, que é um bom texto introdutório para falar da necessidade de interligação e articulação entre a aprendizagem… Continue Reading →

Avaliação das Aprendizagens Online

Portfólios – será o óptimo inimigo do bom?

Novembro 16, 2006josemota Leave a Comment

Sem discordar minimamente do que dizes, porque um Portfólio a sério deverá ser tudo isso que referes, às vezes colocar a fasquia num nível muito alto e considerar tudo daí para baixo algo indigno e sem valor também pode ser uma… Continue Reading →

Avaliação das Aprendizagens Online

AAO – Paula Pinheiro, sobre os Portfólios

Novembro 16, 2006josemota Leave a Comment

olá Nelson e restantes colegas  de facto considero o portfólio uma ferramenta e uma estratégia de aprendizagem com a brilhante vantagem de permitir ao estudante a auto-avaliação sistemática dos processos e produtos (referindo-se isto também ao portfólio em si) e… Continue Reading →

Instantâneos

Avaliação Presencial e Avaliação Online – O “exactamente assim” (ou não)

Novembro 16, 2006josemota Leave a Comment

Concordo em boa parte com a tua análise, excepto no que se refere a “exactamente assim”. Nada é “exactamente assim” entre o mundo físico e o mundo virtual, nada é “exactamente assim” entre o ensino presencial e o ensino online. Neste… Continue Reading →

Avaliação das Aprendizagens Online

AAO – Paula Pinheiro, sobre o Entrosamento entre a Avaliação e os Processos que Fomentam a Aprendizagem

Novembro 16, 2006josemota Leave a Comment

… pois, de facto este entrosamento entre a avaliação e os processos que fomentam a aprendizagem (onde incluo as actividades, as estratégias de desenvolvimento das actividades, os níveis e domínios de interacção, por exemplo) é muito maior no on-line (cingindo-me ao que… Continue Reading →

Instantâneos

Avaliação Presencial e Avaliação Online

Novembro 16, 2006josemota Leave a Comment

Em termos gerais concordo que, no que se refere à avaliação, mais do que a modalidade de ensino são as perspectivas pedagógicas do professor e/ou instituição que determinam as diferenças. Também concordo que, de uma forma geral, a grande maioria… Continue Reading →

Avaliação das Aprendizagens Online

Exames, Avaliação Sumativa e Avaliação Formativa

Outubro 13, 2006josemota 2 Comments

A mim parece-me que o importante em avaliação é ter ideias claras sobre o porquê, o como e o para quê se está a avaliar, usar instrumentos e modos diversificados e tornar os procedimentos e resultados da avaliação tão claros… Continue Reading →

Avaliação das Aprendizagens Online

É necessário um upgrade de algum discurso pedagógico

Outubro 11, 2006josemota Leave a Comment

A parte do artigo de Jorge Pinto que se refere à actuação do professor e às formas de avaliação é aquela que me levanta mais dúvidas e inquietações, porque a sinto como muito programática e reducionista, e vou tentar explicar porquê.… Continue Reading →

Avaliação das Aprendizagens Online

Pluralidade, (Não) Objectividade e Função Social da Avaliação

Outubro 7, 2006josemota Leave a Comment

Difícil, num texto muito interessante e estimulante sobre a avaliação (Jorge Pinto, “A Avaliação em Educação: da linearidade dos usos à complexidade das práticas”, no prelo), destacar três aspectos, sobretudo porque muitos deles estão intimamente relacionados e são interdependentes. Mas… Continue Reading →

Avaliação das Aprendizagens Online

Reinício difícil

Outubro 5, 2006josemota Leave a Comment

Este blog tem tido bem menos movimento do que eu esperava e desejava. Fases muito apertadas de trabalho, muitas coisas a que dar atenção, dificuldades em lidar com a infindável informação que todos os dias enche os vários locais que… Continue Reading →

Conversas

Post navigation

← Older Articles

dissertacao_online

Prémio Armando Rocha Trindade (2010) para a melhor dissertação de mestrado na área da Educação a Distância.

Categorias

  • Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)
  • Avaliação das Aprendizagens Online
  • Comunicação Educacional
  • Concepção de Materiais de Aprendizagem Online
  • Conversas
  • Educação e Sociedade em Rede
  • Ensinar e Aprender com a Tecnologia
  • Instantâneos
  • Modelos de Ensino a Distância
  • Processos Pedagógicos em e-Learning
  • Psicologia e Internet

Trabalhos finais

Avaliação da Aprendizagem Online
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Ambientes Virtuais de Aprendizagem – Roteiro Curso Fotorrealismo
Comunicação Educacional
Concepção de Materiais de Aprendizagem Online (OA)
Concepção de Materiais de Aprendizagem Online – Guião
Ensinar e Aprender com a Tecnologia
Educação e Sociedade em Rede
Modelos de Educação a Distância
Ensinar e Aprener com a Tecnologia – Artigo
Psicologia e Internet
Processos Pedagógicos em eLearning – Contrato de Aprendizagem
Processos Pedagógicos em eLearning – Plano Pedagógico Do Curso
Seminário de Temas Avançados
Tutoria Online – Plano do Curso
Tutoria Online – Fundamentação Coordenação

Artigos recentes

  • Avaliação Online: mais é melhor?
  • Portfólios – será o óptimo inimigo do bom?
  • AAO – Paula Pinheiro, sobre os Portfólios
  • Avaliação Presencial e Avaliação Online – O “exactamente assim” (ou não)
  • AAO – Paula Pinheiro, sobre o Entrosamento entre a Avaliação e os Processos que Fomentam a Aprendizagem

Comentários recentes

  • Será que a internet constitui, ela própria, uma nova forma cultural? – ÁGORA em Será que a Internet constitui, ela própria, uma nova forma cultural?
  • Fernando Bastos Nina Ribeiro em Exames, Avaliação Sumativa e Avaliação Formativa
  • Fernando Bastos Nina Ribeiro em Exames, Avaliação Sumativa e Avaliação Formativa
  • Paula Pinheiro (sapin) em Comentário a “Fundamentos do EaD”

Arquivo

  • Dezembro 2006
  • Novembro 2006
  • Outubro 2006
  • Julho 2006
  • Junho 2006
  • Maio 2006
  • Abril 2006
  • Fevereiro 2006
  • Janeiro 2006

Meta

  • Iniciar sessão
  • Feed de entradas
  • Feed de comentários
  • WordPress.org
© 2023 MPEL 2006. All rights reserved.
Fashionista by aThemes