ESR – Paula Pinheiro e o admirável mundo novo das TIC

…Ou seja, em duas décadas, com todo este admirável mundo novo das NTIC e demais tecnologias… a “treta” é a mesma. Naturalmente do que o sistema de ensino precisa não é de Reformas… é de Design!!!

Lucy, há 23 anos atrás, quando comecei a leccionar, o último grito tecnológico numa escola era a fotocopiadora. Para reproduzir testes nas disciplinas da área artística, em que a imagem era um factor de compreensão do enunciado, disputei grandes batalhas e criei  inimizades tenebrosas com gestores de escolas que pouco serviam o ensino e os seus utilizadores. Culpa deles? Não, pelo menos a maior não. Eram apenas “Manelinhos” (como o da Mafalda do Quino) de escolas e do Ministério da Educação (na altura Ministério da Educação e Cultura, imagine-se) que era afinal o Estado, ou melhor, o serviço do Estado para a Educação de uma Nação.

23 anos depois, na minha escola (onde há banda larga, “n” computadores em rede, e muitos mais equipamentos informáticos e audiovisuais) ainda paira a ameaça sobre “crédito de fotocópias” por professor/alunos. As fotocópias as cores não são autorizadas para nenhum material a fornecer gratuitamente aos alunos, mesmo quando a cor é factor de compreensão para o enunciado de testes da área artística. Paralelalmente reproduzem-se toneladas de fotocópias de Diários da República, de fichas/grelhas de avalialção/observação/ e mais coisas que se imaginem ou não, as quais mudam todos os anos ou mais de uma vez por ano, sendo frequente receber-se documentos iguais em “sedes” diferentes dentro da mesma escola (Departamentos, Grupos, Direcção de Turma,…). Mais uma vez se segue o epiódio das duras batalhas com as gestões. Culpas: dos mesmos e as mesmas de há duas décadas atrás e… pelos mesmos motivos!

Ou seja, em duas décadas, com todo este admirável mundo novo das NTIC e demais tecnologias… a “treta” é a mesma. Naturalmente do que o sistema de ensino precisa não é de Reformas… é de Design!!!

josemota

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *